quinta-feira, 30 de abril de 2015

As curas de Jesus - O cego de Jericó - 1º Ciclo - 06 a 08 anos

l  Objetivos:

Espera-se que o educando:

ü  Reforce os conhecimentos em relação às ‘’Curas de Jesus’’;
ü  Tenha conhecimento em relação à cura do Cego de Jericó;
ü  Reforce o entendimento de que não existem milagres;
ü  Reforçar a necessidade da fé, do merecimento, da permissão Divina e da
pureza de quem está realizando a ‘’cura’’ para sermos curados e da gratidão;
ü  Demonstre alegria e participação durante a aula;
ü  Aplique o aprendizado no seu dia-a-dia;
ü  Execute a atividade artística com empenho.

l  Conteúdo:

ü  Jesus conhece a energia que vem das pessoas, Ele só emite bons fluidos e ajudava muitas
pessoas com isso: curava os doentes.
ü  As pessoas achavam que Jesus fazia milagres. Jesus não fazia milagres, Ele curava as
pessoas usando as energias boas (bons fluidos) que tinha dentro dele.
ü  O nosso mundo é formado de energia, esta energia pode ser percebida através de exemplos
que foram utilizados em aulas anteriores (cabelos arrepiando ao esfregar um balão, metal
sendo atraído pelo ímã...) e pode ser sentida em forma de pensamentos, como por exemplo,
os pensamentos de amor, carinho, caridade, fé, perdão, pode também ser sentida através de
um olhar, de um abraço, de um aperto de mão, através da prece, entre outras coisas.
ü  A realização dos pedidos feitos a Jesus depende da necessidade, merecimento e fé de
quem ora.
ü  Na época de Jesus tudo o que o povo não conseguia explicar era tido como milagre.

·         Aula propriamente dita:

1.    Aquecimento: 10 minutos20:00 às 20:10

Apresentação individual

Levar as crianças para tomar água e ir ao banheiro

Prece inicial

2.    Desenvolvimento: 25 minutos – 20:10 às 20:35
                                                        
Primeiro Momento:

Apresentar aos evangelizandos o tema da aula: As curas de Jesus: O cego de Jericó.

Contar a história: A cura do cego de Jericó, dando pausas e montando com as crianças quebra-cabeças de acordo com o desenvolver da história (imagens para quebra-cabeças em anexo).

A cura do cego de Jericó

   Perto de uma cidade chamada Jericó existia um homem que costumava ficar sentado pedindo esmolas. Ele era muito pobre, havia nascido cego e nunca tinha conseguido ajuda para viver de uma maneira melhor.

   Todos os dias ele se sentava em um lugar e ficava atento para ouvir o som de alguém que se aproximasse e então começava a pedir que lhes dessem alguma ajuda. Muitas vezes pensou em como poderia ser lindo ver a natureza que estava em sua volta, tentava imaginar as cores, as formas, as pessoas em sua volta... Pensava como seria bom andar livremente, sem medo de tropeçar, sem depender de outras pessoas ou da bengala para guia-lo. Além dessas dificuldades que enfrentava muitas pessoas ainda zombavam dele, faziam maldades com ele aproveitando que ele não podia enxergar...
   Mas ele era um homem bom e tinha fé e esperança em seu coração, pois tinha ouvido falado de Jesus. Ouviu falar que Jesus era filho de DEUS, que Ele era poderoso e bom e que Ele curava as pessoas. Então ele pensava:
   -‘’Ah, se Jesus passasse por aqui, eu gritaria, imploraria e Jesus daria luz para meus olhos...’’ (DAR UMA PAUSA E MONTAR O 1º QUEBRA-CABEÇA - leve a imagem abaixo cortada em partes desiguais e coladas em um material firme - papelão...E.V.A....cartolina...use a criatividade e assim com os outros 03 quebra cabeças a seguir também. Corte cada um de uma maneira diferente para eles acharem divertido).

   Então numa manhã como outra qualquer, lá estava ele sentado no caminho esperando que alguém passasse e lhe desse alguma esmola quando ouviu uma multidão de pessoas passando e falando:
   - Jesus... Jesus...Vamos rápido, Jesus está próximo!
   Imediatamente ele se levantou tentando apoiar-se em alguém, pedia passagem, mas ninguém ajudava ele chegar perto de Jesus. O cego de Jericó não desanimou e começou a gritar:
   -Jesus...Jesus...tenha piedade de mim!  
As pessoas começaram a brigar com ele para ele ficar quieto dizendo que Jesus tinha pessoas mais importantes para atender e ele continuava a gritar por Jesus. (DAR PAUSA E MONTAR O 2º QUEBRA-CABEÇA)


   Jesus ouvindo aquela voz pediu para que as pessoas não repreendessem o cego, pois ele precisava de ajuda, abriu caminho pelo meio da multidão, aproximou-se do cego e perguntou-lhe amorosamente: 

   - O que deseja que eu faça por você?
   O cego respondeu com humildade:
   - Que eu tenha vista, Mestre. Que eu possa enxerga-lo.

    Jesus respondeu:
   - Vê,  a tua fé te salvou.(DAR PAUSA E MONTAR O 3º QUEBRA-CABEÇA)


Ao abrir os olhos o homem pode enxergar, ficou maravilhado, agradeceu a DEUS e a Jesus pelo amor e misericórdia para com ele e o seguiu juntamente com a multidão para aproveitar a alegria de estar junto com o Mestre e aprender as maravilhas que Jesus ia ensinando pelo caminho. (MONTAR O 4º QUEBRA CABEÇAS)

  
Reflexão:

Refletir com os evangelizandos em relação à história contada acima acrescentando alguma informação que tenha necessidade, ouvindo as dúvidas deles e explicando de acordo com o entendimento deles.

Esta história de Jesus, além de nos dar mais um exemplo de cura, nos ensina a importância da HUMILDADE, FÉ, PASCIÊNCIA, AMOR AO PRÓXIMO e GRATIDÃO.

O homem cego sofria muito por não poder enxergar e sofria muito também por depender das pessoas até para comer (ele ficava pedindo esmolas) e por ter que aguentar as humilhações e maldades que as pessoas faziam com ele, mas o cego de Jericó era humilde, não desejava mal a ninguém e tinha e esperança que Jesus ia curar ele, teve merecimento para ser curado e agradeceu (gratidão) a Jesus por ter o curado.
Jesus teve paciência para com a multidão e pediu para que as pessoas não repreendessem o cego, pois ele precisava de ajuda ( incentivou as pessoas a ter amor ao próximo)

Quando a pessoa não tem fé e nem fazem ações voltadas para o bem, existe uma força dentro dela que é uma forma de energia repulsiva, como se fosse uma barreira que atrapalha o efeito da energia boa na vida daquela pessoa.

Tudo o que Jesus fazia tinha um motivo, Ele não fazia coisas extraordinárias apenas para satisfazer a curiosidade das pessoas ou para mostrar o seu poder, Ele era humilde e fazia sempre o que precisava fazer e na hora certa. Ele realizava esses feitos para ajudar as pessoas (curas) e para que elas compreendessem que Ele tinha uma missão muito especial de divulgar o amor e a caridade. 

Dar o passe é uma maneira de ajudar a aliviar a dor e o sofrimento de outras pessoas. Estas pessoas que transmitem o passe enviam, através de suas mãos, energias boas, energias curativas de paz, amor e renovação. A pessoa que recebe o passe precisa estar em sintonia com DEUS e ter fé para receber essa energia do bem.

3.    Atividade dinâmica: 15 minutos – 20:35 às 20:50

 Segundo momento: Jogo da memória com as imagens em anexo (fiz 10 pares tamanho 5,5cm x4,0cm cada figura)

·         Jogo da memória

ü  Fazer um círculo com as crianças sentadas no chão ou dividir em 02 grupos ou sentar cada um nas cadeiras...;
ü  Colocar as figurinhas embaralhadas viradas para baixo no chão ou na mesa;
ü  Deixar que cada um vire as figuras conforme a ordem ou uma vez é um grupo e outra vez é o outro grupo...;
ü  Colocar uma música espírita infantil para harmonizar o ambiente enquanto eles brincam;
ü  O objetivo não é ninguém ganhar e ninguém perder e sim memorizar a história (já que as figuras são ilustrações da história contada anteriormente) de uma maneira descontraída.

4.    Encerramento: 10 minutos – 20:50 às 21:00

Prece final

l  Recursos Didáticos

ü  4 Quebra-cabeças para montar durante a contação de história (as figuras relacionadas à história em formas geométricas e coladas em um material firme – jornal dobrado, e.v.a....e cobertas com fita larga para dar mais firmeza e proteger as figuras – tamanho mais ou menos 20cm x 15cm);
ü  Música (celular, rádio - CD, computador - PENDRIVE....) Sugestões de músicas: Alfabeto Cristão, Lei de amor, Paz pela Paz...;
ü  Envelope de papel ou de e.v.a. ou de outro material ou caixa de sapato... e saquinho transparente para guardar os quebra-cabeças separadamente e numerados de acordo com a ordem da história.

l  Anexos: (imagens que foram utilizadas para os quebra-cabeças e para o jogo da memória):

As mesmas imagens acima utilizadas para quebra cabeças também foram utilizadas para montar jogo da memória Dei print nas imagens e cortei de maneiras diferentes e menores para formar pares para o jogo da memória (é sempre importante explicar para as crianças que o importante é e divertir e não ganhar ou perder- não deixem que as crianaçs contassem quantos acertos tiveram para que nenhuma criança sentisse mal ou fosse criticada por outra.
        
·         Referências eletrônicas:





Observação: com algumas adaptações de acordo com o entendimento dos evangelizandos.


l  Comentários sobre a aula:

2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Lidiane. Gostaria de utilizar as figuras para o jogo da memória com meus evangelizandos, mas não aparece mais o anexo para ter acesso às ilustrações. Poderia me enviar? Meu e-mail: lidiane_ramos@yahoo.com.br
    Grata!

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  2. Meu nome é Marli sou evangelizadora achei muito interessante o jogo da memória.Se for possível enviar no e mail marlilourdeschapela @gmail.com

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