l Objetivos:
Espera-se que o educando:
ü
Relembre
as Bem-Aventuranças
ü
Entenda
o significado de ‘’Bem-Aventurados misericordiosos porque obterão a
misericórdia’’
ü
Compreenda
que o perdão com o coração nos liberta
ü
Demonstre
alegria e participação durante a aula
ü
Aplique
o aprendizado no seu dia-a-dia
ü
Execute
a atividade artística com empenho
l Conteúdo:
Perdoar
para ser perdoado, conforme diz o Pai
Nosso: ...Perdoe as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem
ofendido...
O que é perdoar de verdade? Esquecer
(com o coração) o que aconteceu, compreender a outra pessoa, não guardar
mágoas, não desejar mal aos outros.
É muito
importante nos colocar no lugar do ofensor. Ele pode estar passando por um
momento difícil, ele pode estar com grandes problemas.
Quem
agride, ofende, machuca, ainda não aprendeu sobre o amor ou não consegue ainda
ter o entendimento necessário sobre o amor.
Quando
passarmos a entender que o ofensor só age assim porque ainda não compreendeu o
caminho da verdadeira felicidade, não nos sentiremos ofendidos.
Devemos
fazer aos outros o que desejamos que eles façam para nós.
Não queremos que DEUS e nosso próximo tenham misericórdia de nós, nos
perdoem e nos ajudem? É assim então que devemos agir com as pessoas em nossa
volta, devemos ter misericórdia, perdoar e ajudar no que for possível também.
Devemos nos esforçar sempre para não errar e fazer sempre o nosso melhor, mas
se errarmos devemos nos perdoar também e começar novamente a nos esforçar para
não errar novamente.
Se não
esquecermos as ofensas dos outros e não conseguir perdoar as pessoas,
acabaremos ficando sozinhos e se todos perdoassem uns aos outros não
aconteceriam tantas coisas ruins no mundo.
l
Aula propriamente dita:
1. Aquecimento:
10 minutos
Apresentação individual
Levar as crianças para tomar água e ir ao banheiro
Prece inicial
2. Desenvolvimento
– 15 minutos
Primeiro Momento: Contar a história abaixo com os
evangelizando sentados confortáveis no chão formando círculo.
Mariana e Carol eram grandes amigas, um
dia, Carol sem querer caiu em cima de um brinquedo de Mariana e o brinquedo
quebrou. Carol pediu desculpa para a amiga e pediu que a amiga a ajudasse a se
levantar, mas Mariana não a perdoou por ter quebrado o brinquedo e não ajudou
Carol a se levantar...
A partir desse dia, Mariana não quis conversar mais com Carol, e isso deixou Carol muito triste.
Desde esse dia Mariana passou a carregar um sentimento muito ruim em seu coração.
A partir desse dia, Mariana não quis conversar mais com Carol, e isso deixou Carol muito triste.
Desde esse dia Mariana passou a carregar um sentimento muito ruim em seu coração.
Pular para a dinâmica - Realizar a atividade
psicodramática (segundo momento e terceiro momento descritos abaixo no ítem 3 –
Atividade dinâmica).
Após a realização da dinâmica: voltar aqui e contar o restante da história
Contar o final da história com as bolas de papel ainda
nas mãos dos evangelizandos e fazer a reflexão da história com eles.
Ah, você
querem saber o final da história?
Mariana ficou
muito triste e deprimida depois de não ter conseguido desculpar à amiga e isso
acontecia com frequência com os outros amigos, irmãos, colegas e até mesmo com
a família, Mariana não reconhecia seus erros e nem queria compreender os erros
dos semelhantes, se ofendia por qualquer coisa.
Com essa atitude
não tinha muitos amigos. Sofria por não conseguir ser misericordiosa com os
amigos. A família e as pessoas que a amavam aconselhavam a necessidade de
compreender mais os outros.
Até que um
dia, sofrendo com saudade de sua amiga e por conta de outros colegas que não conseguiam
ser misericordiosos com ela também, Mariana pensou muito nos momentos felizes,
nas brincadeiras alegres... e viu que não valia a pena perder uma amizade por
causa de um brinquedo!
Reconheceu
que errou quando maltratou a amiga, perdoou sua amiga por ter quebrado seu
brinquedo (reconheceu que Carol não fez aquilo por querer) e pediu desculpas para
Carol pela atitude que ela tinha tomado naquele dia. Carol compreendeu a amiga
e a perdoou.
Mariana
aprendeu que para ser feliz ela precisava do outro, e precisava tratar o outro
com o mesmo carinho e compreensão que desejava para si mesma e se lembrou
também de uma frase que falamos quando estamos fazendo a prece que Jesus nos
ensinou - o Pai Nosso: ...Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a que
tem nos ofendido...
Reflexão: Somente após o final da história.
O
que Jesus quis dizer com: Bem-Aventurados os misericordiosos porque
obterão a Misericórdia?
R: Felizes são os que têm compaixão,
sabem compreender, perdoar, aceitar os defeitos do próximo e estão sempre
prontos a servir.
Então o que devemos fazer?
Sermos misericordiosos,
perdoar a quem nos tem ofendido quantas vezes forem necessárias e ajuda-las se
for preciso.
Como perdoar?
Esquecendo a ofensa. Não ficar lembrando, não ficar
contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar, não desejar o mal
para a pessoa que não foi legal com você e se esta pessoa precisar de ajuda,
devemos ajudar de todo o coração.
Devemos nos perdoar também (auto-perdão),
pois todos nós erramos. Quando não perdoamos fica um peso em nosso coração,
causando tristezas. É como se carregássemos uma pedra na mão sempre, nos impedindo
de fazer muitas coisas boas e isso nos prejudica e atrasa nossa evolução.
Finalizar o desenvolvimento convidando-os para jogar a
bola de papel (mágoa) no lixo.
·
Passar o saco de lixo e dizer-lhes: Então,
vamos jogar essa mágoa fora? Vamos perdoar? Lembre-se de alguém que você não
perdoou e jogue fora a mágoa que tem dele aqui.
·
Convidá-los
para bater palmas, cumprimentarem uns aos outros e se abraçarem... sem a bola
de papel para atrapalhar.
Após a reflexão - Pular para o ítem 4 – Atividade de
fixação e descontração.
3. Atividade
dinâmica: 15 minutos
Segundo
momento: Atividade
psicodramática: vamos ver como é ruim ficar com mágoa no coração? Todos pensem
em alguém que não perdoaram por qualquer motivo.
Distribuir
bolinhas (de cor escura) feitas de papel para cada evangelizando. Colar com fita adesiva ou fazer um laço com barbante envolvendo
as mãos dos evangelizando para ficar seguro, uma bola em cada mão.
Dizer a seguir: Agora imaginem que o que seguram na mão é uma mágoa que vocês não conseguiram perdoar. Será que uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega?
Com uma das mãos sempre segurando a bola, vocês vão fazer o seguinte: (A evangelizadora vai orientá-los fazer uma coisa de cada vez dando tempo para que sintam a dificuldade em realizar o que está sendo pedido)
·
Bater
palmas;
·
Cumprimentar uns aos outros;
·
Abraçar;
·
Pentear os cabelos;
·
Amarrar os cadarços...
·
Fazer um círculo segurando uns nas mãos dos
outros...
Terceiro
momento: E então, foi difícil fazer o que foi pedido?
Assim é a mágoa, ela é como a bola de papel, ela nos impede, nos atrapalha de
fazer uma porção de coisas boas.
Continuar
a história acima e fazer a reflexão com os evangelizandos.
4. Atividade
de fixação e descontração: 10 minutos
Distribuir aos evangelizandos desenhos para colorir
com situações que demonstrem misericórdia (perdão, amor, auxílio). Enquanto os
evangelizandos estão colorindo, relembrar os pontos importantes da aula de uma
maneira agradável a eles para fixação.
5. Encerramento: 10 minutos
Prece final
l Recursos Didáticos
ü
Bolinhas
feitas de papel (de cor escura)
ü
Fita
adesiva ou barbante
ü
Saco
de lixo
ü
Folhas
para colorir
ü
Lápis
de cor
ü
Apontador
l Anexos
l Referências eletrônicas:
Observação: com algumas adaptações de acordo com o entendimento
dos evangelizandos e imagens retiradas
do Google
l Comentários sobre a aula:
Ótima aula..obrigada!
ResponderExcluirExcelente conteúdo! Obrigada!
ResponderExcluirMuito bom essa aula, obrigada por disponibilizar.
ResponderExcluirGlória
Que bacana essa aula. Parabéns e obrigada por compartilhar.
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