quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bem aventurança: ''Bem aventurados os pobres de espírito'' - 1º Ciclo - 06 a 08 anos


Objetivos: 
  • Espera-se que o educando:
  • Conheçam as Bem-Aventuranças
  • Entendam o significado de ‘’Bem-Aventurados os pobres de espírito’’
  • Gostem da aula e apliquem o aprendizado no seu dia-a-dia
  • Apresentação individual
  • Interação entre evangelizador e evangelizandos com perguntas e respostas
  • Teatro com fantoche
  • Conversa sobre as Bem-Aventuranças
  • Montagem dos personagens do teatro juntamente com os evangelizandos – pode ser em E.V.A., papel cartão... (cada um levará o seu para casa).
Aula propriamente dita:
  • Cartaz com as Bem-Aventuranças e ilustração de Jesus no Monte
  • Fantoches dos personagens do teatro
  • Moldes em E.V.A. para montagem dos personagens com os evangelizandos
  • Cola para E.V.A.
Conteúdo: 

  • Apresentação individual
  • Interação entre evangelizador e evangelizandos com perguntas e respostas
  • Teatro com fantoche
  • Conversa sobre as Bem-Aventuranças
  • Montagem dos personagens do teatro juntamente com os evangelizandos – pode ser em E.V.A., papel cartão... (cada um levará o seu para casa).

Aquecimento: 10 minutos

Levar as crianças para tomar água e ir ao banheiro 

Prece inicial 

Desenvolvimento – 10 minutos

Apresentar um cartaz com as Bem-Aventuranças e explicar que iremos estudar nesta aula sobre a primeira Bem-Aventurança do Sermão da Montanha: “Bem-Aventurados os Pobres de Espírito” que Jesus pronunciou num monte em uma cidade que se chama Cafarnaum, dirigindo-se a todas as pessoas que o seguiam.

Falar sobre as Bem-Aventuranças de acordo com a idade e entendimento deles, de uma forma simples contando a passagem: 

"Um dia Jesus parou numa planície acompanhado de seus discípulos e de grande multidão que tinha vindo de uma cidade de nome Jerusalém para ouvi-lo e para que Jesus curasse as suas enfermidades. Jesus vendo que todos queriam tocá-lo subiu num monte e com um gesto mandou que todos se acomodassem. Foi aí que Ele pronunciou o Sermão da Montanha, nos trazendo maravilhosos ensinamentos de amor. 

Jesus, então olhando para aquele povo, ensinou dizendo: 

"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.  
"Bem-aventurados os que são brandos, mansos, porque possuirão a Terra”.
"Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia”.
"Bem-aventurados os sequiosos de justiça”.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. 
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

Observações: Estas são a maioria das Bem-Aventuranças que Jesus pronunciou no Monte, as outras vocês aprenderão mais para frente. Vamos estudar hoje somente a que está em vermelho. 

Bem aventuranças são as qualidades que todos precisam ter para alcançar a felicidade verdadeira. 

O que Jesus queria dizer com essa expressão: Bem-Aventurados os pobres de espírito? Ouvir os evangelizandos e dar a resposta correta em seguida.

R: É a mesma coisa que: Felizes são os humildes e simples de coração.

Os pobres de espíritos são satisfeitos e são gratos a Deus por tudo que possuem. São gratos pela família, pelo emprego, pelos amigos, pela casa, pois sabem que tudo foi presenteado pelo Criador. 

São bons e sabem amar a Deus e ao próximo, tanto quanto amam a si próprios. 

Valorizam as coisas simples e contentam-se com o que tem, não tem inveja dos outros. 
São sinceros, sabem respeitar o próximo, ouve o que o outro tem a dizer...são modestos, não se acham melhor que as outras pessoas.

Atividade dinâmica: 15 minutos

OFICINA DE TEATRO – podem ser usados fantoches – Destacando as virtudes dos “pobres de espírito” para melhor compreensão dos evangelizandos. 

Técnica: Colocar o fantoche nas mãos e fazer o diálogo dos personagens interagindo com as crianças. Ou peça para que os evangelizandos leiam as frases dos personagens. Os personagens são: Pedro e Mariana.

(Mariana) Oi Pedro!

(Pedro) Oi Mariana! Espere só um momentinho.

(Mariana) Tudo bem Pedro!

(Pedro) – “Obrigado Deus, pela sua bondade e misericórdia. Obrigado pelo alimento da minha mesa, pela família, pelos brinquedos e amigos. Assim seja.”

(Mariana) O Que você está fazendo Pedro? 

(Pedro) – Prece, agradecendo a Deus.

(Mariana) – Estou vendo... Mas, agradecendo o quê? Sua casa é um barraco caindo aos pedaços, sua família é briguenta, você nem tem brinquedos, e ainda sua única amiga sou eu! 

(Pedro) – Graças a Deus Mariana! Já pensou se eu não tivesse mãe e nem pai e morasse na rua e não tivesse nenhum amigo? Se nenhuma pessoa gostasse de mim? Seria muito pior!

(Pedro) – Por que você está triste Mariana? 

(Mariana) – Perdi meus lápis e minha mãe me avisou que ia ficar muito brava comigo se eu os perdesse de novo. 

(Pedro) – Diz a verdade pra ela. 

(Mariana) – Já fiz isso uma vez e ela não me ouviu. 

(Pedro) – Sua mamãe trabalha muito e devia estar cansada por isso não te ouviu! Eu te empresto o meus lápis. 

(Mariana) – Mas aí é sua mãe que vai brigar com você! 

(Pedro) – Não se preocupe, vou explicar pra ela o que aconteceu e ela vai compreender. 

(Mariana) – Mas se ela não te ouvir ou não acreditar em você? 

(Pedro) As mães são sábias; sabem quando seus filhos dizem a verdade. Tente falar com calma com sua mãe da próxima vez. 

(Pedro) – Olha só esse tênis que meu primo me deu? 

(Mariana) – Ah, tá... Mas é velho e usado. Legal é o meu, vê só, oh! É novinho, custou caro e ganhei do meu pai! 

(Pedro) – É muito bonito mesmo, e ficou muito bem em você Mariana! 

(Mariana) – Aposto que você gostaria de um igual! 

(Pedro) – Não gostaria não. Ele é bonito Mariana, mas eu gosto do que meu primo me deu! 

(Mariana) – Pedro porque você disse aquilo para nossos amigos? 

(Pedro) – Aquilo o quê? 

(Mariana) – Porque você disse para nossos amigos que seu pai não é advogado? 

(Pedro) – Porque ele não é! 

(Mariana) – Mas eu tinha dito que ele era advogado! Não tem vergonha de dizer que ele é faxineiro não? 

(Pedro) – Não, por que a profissão do meu pai é muito importante. Ele é que mantém a ordem e a limpeza na empresa que trabalha. Sem ele aquele lugar seria uma bagunça, uma sujeira... Uma desordem! 

(Mariana) – Pedro, você é um bobão! O Rodrigo te ofendeu e você nem o respondeu! 

(Pedro) – Mariana minha amiga, ele não me ofendeu, pois não me senti ofendido, apenas respeitei a opinião que ele tem de mim.

(Mariana) – Mas ele disse que você é covarde! O Bruno rasgou seu livro e você não fez nada! 

(Pedro) – Se eu fizesse alguma coisa, poderíamos nos desentender e eu prefiro procurar compreendê-lo, com o tempo e paciência ele vai saber que agiu errado. 

(Mariana) – E você vai levar desaforo pra casa? 

(Pedro) – Não. Quando compreendemos e entendemos nossos amigos e colegas, estamos fazendo o bem. E é isso que estou levando para casa. 

(Mariana) – Pedro, você é “um gênio”, heim?! Tirou 10 em quase todas as matérias. Sabe tudo! E ainda fica aí quietinho, caladinho... Ri da cara dos outros que tiraram notas ruins! 

(Pedro) – Mariana eu não sou “um gênio”, eu estudo muito, por isso tiro notas boas. Você ou qualquer um de nossos colegas também podem tirar notas boas, é só fazer como eu, estudar bastante. E não é bonito querer ser melhor que os amigos, eles ficariam tristes comigo! 

(Mariana) Nossa Pedro! Você é uma pessoa pobre de espírito! Tão bom, tão humilde, tão modesto. Eu aprendi muitas coisas boas com você e fico até com vergonha de ter falado para você fazer tantas coisas ruins e ainda ficar falando que meu tênis era melhor do que o seu. Desculpa!

(Pedro) Não precisa pedir desculpa Mariana, eu entendo você! Que bom que você viu que estava errada. O importante é você saber que errou e fazer de tudo para ser uma pessoa melhor, fazer coisas boas todo dia. Assim todos vão gostar muito de você como eu gosto e Jesus vai ficar muito feliz com você! O nosso dever é fazer o bem, até para os que nos fazem mal. 

(Mariana) Os humildes e simples são as pessoas mais queridas, admiradas e que todos gostamos, pois são modestas e amigas de todos. 

(Pedro) Isso mesmo! Chegamos mais perto de Deus e de Jesus todos os dias através das nossas boas atitudes.

Reflexão:

Refletir junto aos evangelizandos em relação a atitude dos personagens. Dar ênfase ao bom comportamento de Pedro, explicar que Mariana não era ruim, que ela apenas não tinha aprendido ainda a ser uma pessoa melhor, que talvez ela não tinha oportunidade de ir para a evangelização infantil aprender os ensinamentos de Jesus ou os pais dela também não sabiam como agir e não ensinava isso a ela...e destacar que ela aprendeu com os exemplos de Pedro e que Pedro não se ofendeu com as atitudes dela pois ele compreendia que ela precisava era que alguém ensinasse isso a ela e que Pedro seria um adulto mais feliz porque desde criança ele já seguia os exemplos de Jesus.

Atividade de fixação e descontração: - 15 minutos

Juntamente com os evangelizandos, montar os personagens do diálogo acima para cada um levar para casa.

Molde dos personagens: Levar os moldes cortados em EVA coloridos para eles colarem.



Encerramento: - 10 minutos

Prece final

Recursos Didáticos 
Referências eletrônicas:

http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2010/05/aula-o-sermao-da-montanha-bem.html (com algumas adaptações de acordo com o entendimento dos evangelizandos)


Comentários sobre a aula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário