quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bem aventurança: ''Bem aventurados os misericordiosos porque eles obterão misericórdia'' - 1º Ciclo 06 a 08 anos.

l  Objetivos:

Espera-se que o educando:

ü  Relembre as Bem-Aventuranças
ü  Entenda o significado de ‘’Bem-Aventurados misericordiosos porque obterão a misericórdia’’
ü  Compreenda que o perdão com o coração nos liberta
ü  Demonstre alegria e participação durante a aula
ü  Aplique o aprendizado no seu dia-a-dia
ü  Execute a atividade artística com empenho

l  Conteúdo:

Perdoar para ser perdoado, conforme diz o Pai Nosso: ...Perdoe as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...

O que é perdoar de verdade? Esquecer (com o coração) o que aconteceu, compreender a outra pessoa, não guardar mágoas, não desejar mal aos outros.

É muito importante nos colocar no lugar do ofensor. Ele pode estar passando por um momento difícil, ele pode estar com grandes problemas.

Quem agride, ofende, machuca, ainda não aprendeu sobre o amor ou não consegue ainda ter o entendimento necessário sobre o amor.

Quando passarmos a entender que o ofensor só age assim porque ainda não compreendeu o caminho da verdadeira felicidade, não nos sentiremos ofendidos.

Devemos fazer aos outros o que desejamos que eles façam para nós. 

Não queremos que DEUS e nosso próximo tenham misericórdia de nós, nos perdoem e nos ajudem? É assim então que devemos agir com as pessoas em nossa volta, devemos ter misericórdia, perdoar e ajudar no que for possível também. 

Devemos nos esforçar sempre para não errar e fazer sempre o nosso melhor, mas se errarmos devemos nos perdoar também e começar novamente a nos esforçar para não errar novamente.

Se não esquecermos as ofensas dos outros e não conseguir perdoar as pessoas, acabaremos ficando sozinhos e se todos perdoassem uns aos outros não aconteceriam tantas coisas ruins no mundo.

l  Aula propriamente dita:

1.    Aquecimento: 10 minutos

Apresentação individual

Levar as crianças para tomar água e ir ao banheiro

Prece inicial

2.    Desenvolvimento15 minutos

Primeiro Momento: Contar a história abaixo com os evangelizando sentados confortáveis no chão formando círculo.

Mariana e Carol eram grandes amigas, um dia, Carol sem querer caiu em cima de um brinquedo de Mariana e o brinquedo quebrou. Carol pediu desculpa para a amiga e pediu que a amiga a ajudasse a se levantar, mas Mariana não a perdoou por ter quebrado o brinquedo e não ajudou Carol a se levantar...
A partir desse dia, Mariana não quis conversar mais com Carol, e isso deixou Carol muito triste.
Desde esse dia Mariana passou a carregar um sentimento muito ruim em seu coração.

Pular para a dinâmica - Realizar a atividade psicodramática (segundo momento e terceiro momento descritos abaixo no ítem 3 – Atividade dinâmica).

Após a realização da dinâmica: voltar aqui e contar o restante da história

Contar o final da história com as bolas de papel ainda nas mãos dos evangelizandos e fazer a reflexão da história com eles.

Ah, você querem saber o final da história?

Mariana ficou muito triste e deprimida depois de não ter conseguido desculpar à amiga e isso acontecia com frequência com os outros amigos, irmãos, colegas e até mesmo com a família, Mariana não reconhecia seus erros e nem queria compreender os erros dos semelhantes, se ofendia por qualquer coisa.
Com essa atitude não tinha muitos amigos. Sofria por não conseguir ser misericordiosa com os amigos. A família e as pessoas que a amavam aconselhavam a necessidade de compreender mais os outros.
Até que um dia, sofrendo com saudade de sua amiga e por conta de outros colegas que não conseguiam ser misericordiosos com ela também, Mariana pensou muito nos momentos felizes, nas brincadeiras alegres... e viu que não valia a pena perder uma amizade por causa de um brinquedo!
Reconheceu que errou quando maltratou a amiga, perdoou sua amiga por ter quebrado seu brinquedo (reconheceu que Carol não fez aquilo por querer) e pediu desculpas para Carol pela atitude que ela tinha tomado naquele dia. Carol compreendeu a amiga e a perdoou.
Mariana aprendeu que para ser feliz ela precisava do outro, e precisava tratar o outro com o mesmo carinho e compreensão que desejava para si mesma e se lembrou também de uma frase que falamos quando estamos fazendo a prece que Jesus nos ensinou - o Pai Nosso: ...Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a que tem nos ofendido...

Reflexão: Somente após o final da história.

O que Jesus quis dizer com: Bem-Aventurados os misericordiosos porque obterão         a Misericórdia?

R: Felizes são os que têm compaixão, sabem compreender, perdoar, aceitar os defeitos do próximo e estão sempre prontos a servir.

Então o que devemos fazer?

Sermos misericordiosos, perdoar a quem nos tem ofendido quantas vezes forem necessárias e ajuda-las se for preciso. 

Como perdoar? 

Esquecendo a ofensa. Não ficar lembrando, não ficar contando o que aconteceu para todas as pessoas que encontrar, não desejar o mal para a pessoa que não foi legal com você e se esta pessoa precisar de ajuda, devemos ajudar de todo o coração.

Devemos nos perdoar também (auto-perdão), pois todos nós erramos. Quando não perdoamos fica um peso em nosso coração, causando tristezas. É como se carregássemos uma pedra na mão sempre, nos impedindo de fazer muitas coisas boas e isso nos prejudica e atrasa nossa evolução.

Finalizar o desenvolvimento convidando-os para jogar a bola de papel (mágoa) no lixo.

·         Passar o saco de lixo e dizer-lhes: Então, vamos jogar essa mágoa fora? Vamos perdoar? Lembre-se de alguém que você não perdoou e jogue fora a mágoa que tem dele aqui.
·         Convidá-los para bater palmas, cumprimentarem uns aos outros e se abraçarem... sem a bola de papel para atrapalhar. 

Após a reflexão - Pular para o ítem 4 – Atividade de fixação e descontração.

3.    Atividade dinâmica:  15 minutos

Segundo momento: Atividade psicodramática: vamos ver como é ruim ficar com mágoa no coração? Todos pensem em alguém que não perdoaram por qualquer motivo.

Distribuir bolinhas (de cor escura) feitas de papel para cada evangelizando. Colar com fita adesiva ou fazer um laço com barbante envolvendo as mãos dos evangelizando para ficar seguro, uma bola em cada mão.

Dizer a seguir: Agora imaginem que o que seguram na mão é uma mágoa que vocês não conseguiram perdoar. Será que uma mágoa, uma ofensa atrapalha a vida de quem a carrega?

Com uma das mãos sempre segurando a bola, vocês vão fazer o seguinte: (A evangelizadora vai orientá-los fazer uma coisa de cada vez dando tempo para que sintam a dificuldade em realizar o que está sendo pedido)

·          Bater palmas;
·         Cumprimentar uns aos outros;
·         Abraçar;
·         Pentear os cabelos;
·          Amarrar os cadarços...
·         Fazer um círculo segurando uns nas mãos dos outros...

Terceiro momento: E então, foi difícil fazer o que foi pedido? Assim é a mágoa, ela é como a bola de papel, ela nos impede, nos atrapalha de fazer uma porção de coisas boas.

Continuar a história acima e fazer a reflexão com os evangelizandos.

4.    Atividade de fixação e descontração:  10 minutos

Distribuir aos evangelizandos desenhos para colorir com situações que demonstrem misericórdia (perdão, amor, auxílio). Enquanto os evangelizandos estão colorindo, relembrar os pontos importantes da aula de uma maneira agradável a eles para fixação.

5.    Encerramento:  10 minutos

Prece final

l  Recursos Didáticos

ü  Bolinhas feitas de papel (de cor escura)
ü  Fita adesiva ou barbante
ü  Saco de lixo
ü  Folhas para colorir
ü  Lápis de cor
ü  Apontador

l  Anexos




l  Referências eletrônicas:


Observação: com algumas adaptações de acordo com o entendimento dos evangelizandos e    imagens retiradas do Google


l  Comentários sobre a aula:

4 comentários: