quarta-feira, 29 de abril de 2015

Jesus - Amor ao próximo - 2º Ciclo - 09 a 11 anos



·         Objetivos:

Espera-se que os educandos:

ü  Compreendam que devemos amar o próximo como a nós mesmos;
ü  Demonstre alegria e participação durante a aula;
ü  Aplique o aprendizado no seu dia-a-dia;

l  Conteúdo:

 Segundo maior mandamento: ‘’ Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. ’’ (Mateus, 22:34 a 40.)

“Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós”, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo...

... Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, nem dissensões, mas tão somente união, concórdia e benevolência mútua. (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XI, Pág. 153 – Amar o próximo como a si mesmo).

·         Aula propriamente dita:

1.    Aquecimento: 10 minutos20:00 às 20:10

Levar os evangelizandos para tomar água e ir ao banheiro

Prece inicial

2.    Desenvolvimento: 30 minutos – 20:10 às 20:40

Primeiro Momento:

·         Brincadeira: Não deseje ao seu próximo o que não deseja para você.

ü  Faça um círculo aberto com as cadeiras e mesas;

ü  Separe a turma em dois grupos de números iguais;

ü  Peça para que cada um de um dos grupos escolha um (a) colega e sente do lado dele (a) – Se tiver 10 crianças, cada um de 05 crianças escolherão um (a) colega formando um par;

ü  Distribua folhas sulfites partidas ao meio a todos os evangelizandos;

ü  Juntamente com as folhas passe uma caixa de bombons para que eles escolham um bombom, porém eles vão pegar o bombom que o colega que está formando par com ele (a) mais gosta (somente 01 bombom) e peça para que não comam o bombom;

ü  Peça para que cada um escreva no papel o próprio nome, o nome do (a) colega, o nome do bombom que escolheu, e para os que escolheram seu par escrever também o que gostaria de ver o (a) colega fazendo, por exemplo: imitar um animal, pedir esmola, beijar o (a) evangelizador (a), sorrir, dar um abraço em outro colega, pular, cantar, etc...(dar sugestões, mas deixar as crianças também colocar seus próprios desejos no papel) após isso feito recolher o papel de cada um e os bombons;

ü  Assim que todos entregarem seus papéis, o evangelizador deverá dizer: - Ah! Eu não falei o nome desta brincadeira, não é? Ela se chama: Não deseje ao seu próximo o que você não deseja para você!

ü  Começa a brincadeira: Quem desejou é quem irá fazer, na frente de todos os colegas, aquilo que havia desejado para o outro, ou seja, para o seu próximo.

Caso algum evangelizando não queira fazer, não o obrigue.

ü   Após todas as apresentações, pedir para que cada um entregue o bombom que escolheu para o (a) colega que está formando par, de modo que cada um fique com o bombom que mais gosta (depende da turma e do decorrer das atividades, eu sugiro que eles comam após fazer a prece final).

Reflexão:

Caso haja algum desejo que não é legal, faça (da melhor maneira possível) com que os que não quiseram apresentar reflitam sobre como ele (a) trata o seu próximo, se ele (a) gostaria de ser tratado (a) da mesma maneira, se ele (a) gostaria que o(a) colega desejasse que ele (a) fizesse o que ele (a) escreveu para o (a) colega fazer.

Leve as reflexões abaixo impressa em uma folha que você possa recortar e distribuir para os evangelizandos para que cada um leia uma parte (eles gostam de participar e sempre pedem para ler quando tem algo escrito para apresentar para eles).

Em qualquer momento poderemos estar no lugar do outro.

É importantíssimo que agente tente conhecer um pouco melhor o nosso próximo; não devemos desejar a ele e nem fazer a ele o que não gostaríamos que desejassem para nós ou que fizessem para nós e quando for fazer algo para o próximo dê o melhor de você, faça com amor, com dedicação.

Não adianta doar-se para os outros de má vontade ou só por obrigação fazendo uma coisa que deixaria o próximo feliz.

O importante é auxiliar o próximo fazendo a ele ou dando a ele algo que ele precise ou que ele goste. Assim tanto que dá quanto quem recebe ficarão felizes e estarão ajudando o amor crescer e um ao outro a evoluir.

Jesus amou o próximo e fazia tudo o que podia fazer para ajudar o próximo com amor, ele amava e ajudava até aos que não acreditavam nele e os que queriam mal a ele. Precisamos seguir os exemplos de Jesus!

Todo o mundo precisa de amor: nós, nossos pais, nossos irmãos, professores, animais, vizinhos, moradores de rua, todos da escola, as plantas, nossa cidade, nosso país, nosso planeta, crianças, adultos, idosos...todos precisamos de amor.
Como podemos expressar nosso amor?

Podemos expressar nosso amor através das artes, da música, da poesia, do abraço, do silêncio (quando o outro erra e não o criticamos nem o humilhamos), da presença, do respeito, da atenção (quando o outro fala com agente)...

O amor é a única coisa que ao se dividir, multiplica-se.

Quanto mais evoluímos, mas aumenta a nossa capacidade de amar e quanto mais amamos, mais evoluímos.

Para conseguirmos amar o próximo, precisamos amar a nós mesmos.
Como demonstramos que amamos a nós mesmos?

Alimentando-nos bem, não ingerindo nada que vai colocar nossa saúde e nossa vida em risco, evitando, rejeitando tudo que não nos faça bem, cuidando de nossa higiene...etc.

Se não conseguirmos amar a nós mesmos e nos ajudar não conseguiremos amar e ajudar o próximo como devemos.

3.    Atividade: 15 minutos – 20:40 às 20:55

Segundo momento: Se houver tempo

·         Desenho (relacionado ao amor)
·         Música (Quanta Luz)

·         Desenho:

ü  Distribuir folhas sulfites cortadas ao meio e lápis de cor para os evangelizandos, fazer as perguntas abaixo e incentivar lhes a desenhar o que estão sentindo em relação ao amor, tentar colocar no papel o que o amor significa para eles.
Se o amor tivesse cor, que cor seria?
Se o amor tivesse uma forma, que forma seria?
Se o amor pudesse ser desenhado, como seria o seu desenho?
ü  Colar os desenhos formando um mural ou pendurar em barbante formando um varal e mostrar a eles como ficou lindo, como um complementa o outro...

·         Música: Quanta Luz (ensaiar com eles em cada aula para irem se preparando para a apresentação que ocorrerá em Junho)

ü  Deixar a música tocar enquanto desenham se houver tempo para desenhar.

4.    Encerramento: 10 minutos – 20:55 às 21:00

Prece final

l  Recursos Didáticos

ü  Folhas sulfites cortadas ao meio (suficiente para dar 02 metades a cada um dos evangelizandos – uma metade brincadeira inicial e outra metade para desenhar no final se houver tempo);

ü  Reflexões em relação à brincadeira impressa para que possa ser dividida em partes para os evangelizandos lerem;

ü  Lápis de cor;

ü  Toca CD ou computador, Cd, pendrive ou música salva no computador (para tocar a música Quanta Luz);

ü  Caixa de bombons com bombons dentro;

ü  Barbante e cola (caso faça o varal com desenhos);

ü  Cartazes, cartolinas ou outros (caso resolva colar os desenhos);

ü  Letra da música impressa para cada evangelizando acompanhar a música enquanto ouvem e cantam.

l  Anexos:

ü  Letra da música: Quanta Luz


                                                         Quanta Luz:

Quanta luz
Neste ambiente
Descendo sobre nós,
Vibrando em nossa mente

Quanta luz
Quando assim em prece
Minha alma cresce
Aos olhos de Jesus

Quanta luz
Quando em oração
A voz do Mestre fala
Aos nossos corações

Quanta luz
Descendo sobre nós
Quanta luz,
Quanta luz.


·        Referências Eletrônicas:


Imagem


Música



Observação: com algumas adaptações de acordo com o entendimento dos evangelizandos.


l  Comentários sobre a aula:

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