quarta-feira, 29 de abril de 2015

Revisão da unidade - DEUS - 2º Ciclo - 9 a 11 anos

Título: Revisão da Unidade - DEUS 


l  Objetivos:

Espera-se que os educandos:

ü  Compreendam: Que é DEUS?;
ü  Acreditem na existência de DEUS;
ü  Compreendam o amor e a sabedoria de DUS;
ü  Acreditem na Justiça Divina;
ü  Reconheçam e amem a DEUS sobre todas as coisas;
ü  Demonstrem alegria e participação durante a aula;
ü  Aplique o aprendizado no seu dia-a-dia;

l  Conteúdo:

ü  Que é DEUS?
ü  Provas e existência de DEUS.
ü  Amor e sabedoria de DEUS.
ü  Justiça Divina.
ü  Amor a DEUS.

“Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.” (O Livro dos Espíritos, pergunta nº 1)

O ar não tem cor nem forma. Não conseguimos ver o que estava dentro do balão e nem o ar que está no ambiente. Não conseguimos ver o ar, mas sabemos que ele existe. Sendo assim, não precisamos ver DEUS para acreditar que Ele existe.

O amor e a sabedoria de DEUS se revela nas obras que Ele criou.

“A cada um será dado segundo as suas obras” - Jesus (Mateus, cap. 16, v. 27)

Todas as aparentes injustiças sociais são explicadas pela lei de causa e efeito e pela afirmativa de Jesus — “a cada um segundo as suas obras.” (Mateus, 16:27)

‘’Amará o Senhor teu DEUS de todo o coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento’’;

’Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’’ – Matheus 12: 34-40/ O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo 1, página 36.

“Todos os Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida corporal. Sua justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências, o que não puderam fazer ou concluir numa primeira prova”  Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, pergunta 171.

Aula propriamente dita:

1.    Aquecimento: 10 minutos20:00 às 20:10

Levar os evangelizandos para tomar água e ir ao banheiro

Prece inicial

2.    Desenvolvimento: 30 minutos – 20:10 às 20:40

Primeiro Momento:

·         Apresentação de PowerPoint (Apresentação contendo resumo de todas as aulas ministradas com o tema DEUS contendo informações, técnica de balões e imagens que nos proporcionarão um bate papo edificante em relação ao tema da aula) – Em anexo;

·         Técnica de balões (será desenvolvida no decorrer dos slides):
Peça aos evangelizandos para que cada um encha um balão e não amarre, levem eles a observarem a forma do balão e perguntem se tem alguma coisa dentro do balão, peça para que eles esvaziem os seus balões devagar observando se conseguem enxergar o arque sai do balão, se o ar tem cor, se tem cheiro, se eles conseguem enxergar o ar que ficam no ambiente, o ar que eles respiram... (reflexão desta atividade no slide 06 do Power point em anexos).

3.    Atividade: 10 minutos – 20:40 às 20:50

Segundo momento:

·         Se houver tempo vamos ouvir e cantar a música Amor a DEUS ou;
·         Fazer a brincadeira de: Oque é o que é em relação à criação Divina;
·         Ou as duas coisas.

Obs.: Dependerá do tempo que gastaremos com a apresentação no PowerPoint – Talvez tenha evangelizandos novos e a apresentação terá que ser mais demorada para não deixa-los em prejuízo com os assuntos que são de extrema importância, às vezes surgem muitas perguntas interessantes também.

4.    Encerramento: 10 minutos – 20:50 às 21:00

Prece final

l  Recursos Didáticos

ü  Computador;
ü  Música relaxante para colocar bem baixinho no momento da apresentação do PowerPoint;
ü  Balões coloridos;
ü  Música: Amor a DEUS em um pendrive, ou CD ou escrita...
ü  Perguntas e respostas para a atividade de: Oque é, o que é.

l  Anexos:

Imagens exibidas no PowerPoint:






















·         Música: Amor a DEUS:

Meu amiguinho, meu amigão...
Olhe pro céu, olhe pro chão.

Tudo que existe, em toda parte
É DEUS que fez, é DEUS que faz.

Vamos usar com amor
Tudo que DEUS nos deixou...

Cuidando da terra e das plantas e dos animais...
Amando a todos, a vida e vivendo em paz...

REPETE DESDE O INÍCIO.

·         Perguntas e respostas para a atividade: oque é o que é:

ü  Todo mundo gosta, pode ser morna, quente, fria ou bem gelada, ninguém vive sem ela. Pode estar na jarra, no copo, na natureza, torneira....ÁGUA.

ü  Sou enorme e irradio muita luz, não preciso de água, não tenho pernas mas ando por todos os lados, só apareço durante o dia....SOL.

ü  Minha casa é constituída de água, posso ser bem pequeno ou bem grandão, posso ser de várias cores, posso viver no rio, no mar, no aquário...PEIXE.

ü  Cresço na terra, posso ser um tapete verdinho ou servir como alimento para animais...GRAMA.

ü  Tenho muitos ramos, sou bonita, faço sombra, dou flores, frutos...ÁRVORE.

ü  Sou cheirosa e bonita, posso ser de várias espécies e de várias cores, embelezo o ambiente...FOR / ROSA.

ü  Tenho bico, asas e canto muito bem...PÁSSARO.

ü  A princípio moro em um casulo, me transformo para voar...BORBOLETA.

ü  Gosto de voar e trabalhar, quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão, produzo algo muito doce e saboroso...ABELHA

ü  Estou sempre em evolução, encarno, cresço, desencarno, reencarno...SERES HUMANOS.

·        Referências Eletrônicas:










Observação:

·         Com algumas adaptações de acordo com o entendimento dos evangelizandos;
·         Imagens retiradas do Google imagens;
·         Algumas informações retiradas de aulas anteriores.


l  Comentários sobre a aula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário