l Objetivos:
Espera-se que o educando:
ü
Relembre
as Bem-Aventuranças;
ü
Entenda
o significado de ‘’Bem-Aventurados os puros de coração, porque eles verão a
DEUS’’;
ü
Compreenda
que precisamos sentir, pensar e ter atitudes voltadas ao bem para progredirmos
moralmente;
ü
Demonstre
alegria e participação durante a aula;
ü
Aplique
o aprendizado no seu dia-a-dia;
ü
Execute
a atividade artística com empenho.
l Conteúdo:
Jesus ensinou que o mais importante é a aparência
da alma e não a aparência do corpo. É importante: lavar as mãos, tomar banho,
escovar os dentes, etc., para a saúde do corpo físico.
Mas, é importante também: não falar palavrões, não ser agressivo, não falar mal dos amigos, não provocar confusões, não responder com agressividade, respeitar a todos, ajudar a cuidar dos mais velhos, dos animais, da Natureza, enfim, tudo e todos que Deus criou, para que a alma seja saudável.
Quando nossa alma está saudável, nosso corpo físico também estará saudável.
Mas, é importante também: não falar palavrões, não ser agressivo, não falar mal dos amigos, não provocar confusões, não responder com agressividade, respeitar a todos, ajudar a cuidar dos mais velhos, dos animais, da Natureza, enfim, tudo e todos que Deus criou, para que a alma seja saudável.
Quando nossa alma está saudável, nosso corpo físico também estará saudável.
Jesus explicou que quando fizermos nossas preces,
nosso coração deve estar puro, ou seja, limpo de qualquer sentimento ruim.
l
Aula propriamente dita:
1. Aquecimento:
10 minutos – 20:00 às 20:10
Apresentação individual
Levar as crianças para tomar água e ir ao banheiro
Prece inicial
2. Desenvolvimento:
15 minutos – 20:10 às 20:25
Primeiro Momento:
Apresentar aos
evangelizandos o tema da aula: Bem aventurados os puros de coração porque eles
verão a DEUS.
Perguntar se eles sabem
o que esta frase quer dizer.
Ouvir as respostas.
Em seguida explicar aos
evangelizandos o significado das expressões abaixo:
·
‘’Bem aventurados...: Felizes.
·
...os que têm puro o coração: Os que são
bons, os que têm o coração limpo, os que têm atitudes voltadas para o bem, que
são humildes, que amam o próximo, que praticam caridade, que sabem perdoar...
·
...porque eles verão a DEUS’’: eles
encontrarão a paz, a felicidade verdadeira, não precisarão reencarnar para
reparara erros, porque já terão corrigido seus erros, cada vez que melhoramos
alguma coisa dentro de nós, chegamos mais perto de DEUS...
·
Exemplo de pureza: Jesus (resumir as virtudes de Jesus
e o exemplo que nos deixou para seguir).
Reflexão:
Para facilitar a
compreensão, fazer analogia com um copo sujo de terra, que colocamos embaixo de
uma torneira de água limpa:
O que acontece? O copo vai ficando limpo. E se ao
mesmo tempo em que jogamos água limpa, jogamos também mais terra?...
Levar eles a
refletirem e reforçar a mensagem explicando a eles o que isso quer dizer (explicar que todos somos imperfeitos e temos um monte de coisas para corrir...que se começamos a seguir os exemplos de Jesus vamos aos poucos nos purificando, esse é o nosso objetivo...fomos criados para sermos um dia espíritos puros e perfeitos...só que se esquecemos de seguir os exemplos de Jesus...vamos ficando sujos novamente e quando praticamos algo que não é legal, vamos passar por alguma situação difícil para reparar o erro que cometemos....) Somos igual ao copo sujo que vamos ficando cada vez mais limpos se estamos praticando coisas boas, seguindo os exemplos de Jesus e ficamos cada vez mais sujos se estamos praticando coisas erradas... Dê exemplos de atitudes boas para eles irem se limpando - perdão, compreensão, desculpar o amigo que o ofendeu, ajudar as pessoas que precisam de sua ajuda, amar e cuidar dos animais, da natureza, dividir o lanche com um amigo que esteja com fome, não falar palavras feias...foca só nas atitudes boas.
3. Atividade
dinâmica: 15 minutos –
20:25 às 20:40
Segundo
momento: Jogo
de tabuleiro (imprimir, quanto maior melhor ou fazer em cartolina, E.V.A. ou outro material (use a criatividade) - imagem do tabuleiro em anexos abaixo.
- Dividir a turma em dois grupos;
- Fazer perguntas ligadas ao dia-a-dia ouvir a resposta dos evangelizandos e levarem eles a refletirem se a resposta está certa ou errada de acordo com o que devemos fazer para manter o coração puro.
- A cada resposta certa o grupo avança juntos;
- A cada resposta errada o grupo fica parado juntos (neste momento a evangelizadora incentiva o evangelizando a pensar diferente de maneira cuidadosa – tomar cuidado para que o evangelizando não sinta menosprezado – intervir caso ocorra críticas dos outros evangelizandos);
- Dar oportunidade para que todos participem respondendo às perguntas;
- Explicar que o objetivo não é ganhar nem perder e sim compreenderem que quanto mais ações boas eles praticarem, mais perto eles estarão de Jesus e de DEUS. De repente é melhor não deixar nenhum dos grupos finalizar o jogo para um não ficar falando que o outro perdeu...depende da turma, do tempo...;
- Se houver tempo recomece as perguntas até o segundo grupo também conseguir chegar ao final do jogo e explique que todos vão chegar até Jesus, uns vão mais rápido, outros demorarão mais, mas que todos terão oportunidades de chegar perto de Jesus e de DEUS e de ser feliz de verdade.
Perguntas do jogo:
·
Em um jogo de futebol, um amigo chuta a perna
do outro. O que devemos fazer neste caso?
·
Um colega de sala
sempre vai mal vestido e seus melhores amigos ficam rindo dele. O que devemos
fazer neste caso?
·
Quando vamos ao supermercado e a moça do caixa devolve dinheiro
a mais para nós. O que devemos fazer?
·
A mamãe está
precisando de ajuda, ela precisa que guardemos os brinquedos, os calçados, que
guardemos as roupas sujas no lugar certo e deixemos nosso quarto bem
arrumadinho. O que devemos fazer?
·
Quando estamos em um jogo de futebol (no estádio) e começa uma
briga. O que devemos fazer?
·
Se tiver uma pessoa idosa precisando
atravessar a rua e não esteja conseguindo, o que devemos fazer?
·
Quando alguém nos magoa, depois percebe que errou e nos pede
desculpa, o que devemos fazer?
·
Se algum colega fala muitos palavrões e age da maneira errada
com as outras pessoas, devemos nos afastar dele? (a resposta aqui será não,
devemos fazer prece e tentar ajudar o amigo a melhorar as atitudes dele
mostrando a ele como devemos agir só que sem brigar com ele e sem obrigar ele a
entender você, mas sim continuar sendo amigo dele, tratando ele com educação,
respeito e carinho para que ele veja seu
exemplo e aprenda a ser uma pessoa melhor).
·
Devemos viver com
alegria ou com tristeza e reclamando de tudo?
·
Devemos pensar só em nós ou nos preocupar com as outras pessoas
e quer ajuda-las sempre que preciso?
·
Quando um amigo nos pede para ficar sem conversar com outro
amigo, o que devemos fazer?
·
Jesus tinha o coração puro?
·
É importante seguir os ensinamentos de Jesus?
·
Quem são os bem-aventurados?
·
Quando fazemos prece como deve estar o nosso coração?
4. Encerramento: minutos – 20:40 às
20:45
Prece final
l Recursos Didáticos
ü
Jogo
de tabuleiro (Feito em cartolina ou E.V.A., por exemplo).
ü
Tampinha
ou círculo, ou forma de coração, ou de estrela... Feito com E.V.A., por
exemplo, ou as próprias crianças para avançar as casas do jogo.
l Anexo:
l Referências eletrônicas:
Observação: com algumas adaptações de acordo com o entendimento
dos evangelizandos.
l Comentários sobre a aula:
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